Eletr Nica II C Trabalho
Departamento de Engenharia Elétrica
Alessandro Saldanha Chantre Dutra - RA 8879428589
Ana Paula Vieira dos Santos – RA 5803136846
Jorge Dias Ferreira
Disciplina: Eletrônica II
Relatório de Atividade Experimental
1º BI
14/10/2014
Introdução
Diodo Zener (também conhecido como diodo regulador de tensão, diodo de tensão constante, diodo de ruptura ou diodo de condução reversa) é um dispositivo ou componente eletrônico semelhante a um diodo semicondutor, especialmente projetado para trabalhar sob o regime de condução inversa, ou seja, acima da tensão de ruptura da junção PN, neste caso há dois fenômenos envolvidos o efeito Zener e o efeito avalanche. Ele é equivalente a uma fonte de tensão d.c, quando operando na região de ruptura, isto é, podemos considerá-lo como uma fonte d.c com uma pequena resistência interna.
Sua principal vantagem é manter a tensão nos seus terminais aproximadamente constante.
Em circuitos práticos, devido à resistência interna, a voltagem terminal de uma bateria varia com a corrente. O diodo Zener pode ser usado para estabilizar a voltagem d.c de modo que o circuito seja provido de uma fonte estabilizada. Se controlarmos o valor da corrente elétrica - por exemplo, com um resistor em série com o diodo zener – o fenômeno da ruptura não danifica o diodo, e acaba sendo reversível.
O transístor ou transistor é um componente eletrônico que começou a popularizar-se na década de 1950, tendo sido o principal responsável pela revolução da eletrônica na década de 1960 se tornando o responsável pela amplificação de sinal, além de servir como um controlador que interrompe ou libera a passagem de corrente elétrica.
Transístor moderno de alta potência No transistor de junção bipolar ou TJB (BJT - "Bipolar Junction Transistor" na terminologia Inglesa), o controle da corrente coletor-emissor é feito injetando corrente na base. O efeito transistor ocorre quando a junção