Eletica
1.3.1 Mouse
O primeiro computador a usar um mouse foi o Alto, da Xerox, em 1973. Em um mouse mecânico, uma esfera toca a mesa e, ao mesmo tempo, dois pequenos cilindros perpendiculares. Estes cilindros então ligados a discos perfurados e estes acoplados a um conjunto LED-Sensor ótico. Quando o mouse se move sobre a mesa, a esfera transmite o movimento aos cilindros: um captura os movimentos para frente e para traz e o outro, para os lados. Os discos ligados aos cilindros interrompem a luz do LED produzindo pulsos no sensor que são tratados e enviados ao computador. Estes pulsos indicam o quanto o mouse se moveu em cada direção.
Em um mouse óptico, um CI semelhante a uma câmera “fotografa” o mouse pad ou superfície muitas vezes por segundo e mede os deslocamentos da imagem.
1.3.2 Monitor
O tubo de raios catódicos (cathode ray tube – CRT) dos monitores, produz imagens desenhando-as linha a linha. O CRT é, na verdade, uma válvula eletrônica.
Em um CRT, um filamento aquece um catodo polarizado negativamente com relação a outros elementos dentro do CRT. Elétrons se libertam da superfície metálica do catodo devido ao calor e são atraídos em direção à tela. Diversos elementos dentro do CRT, conhecidos como grades, aceleram e focalizam os elétrons liberados pelo catodo, produzindo um raio eletrônico que atinge a tela e lá é absorvido. A tela é recoberta internamente por um composto a base de Fósforo que, ao ser atingido pelo raio eletrônico, emite luz.
Bobinas magnéticas posicionadas no pescoço do CRT desviam o raio eletrônico para cima, para baixo e para os lados, ao mesmo tempo em que uma das grades regula a intensidade do feixe de elétrons. Desta forma, o feixe de elétrons desenha as imagens na tela.
Um CRT colorido possui três canhões que são focados precisamente em pontos específicos da tela recobertos por compostos à base de fósforo que emitem luz de