ELEMENTOS ÔHMICOS E NÃO ÔHMICOS
Física III
Engenharia Mecânica
Elementos Ôhmicos e Não Ôhmicos
Integrantes:
Belo Horizonte
2014
Introdução
Os materiais e dispositivos ôhmicos são aqueles que obedecem a Lei de Ohm, ou seja, obedecem a uma relação de linearidade entre voltagem e corrente em uma ampla gama de voltagem aplicada. Os materiais e dispositivos não ôhmicos são aqueles que não obedecem a Lei de Ohm.
A equação que define a diferença de potencial de um elemento em função de sua resistência e pela corrente que passa por ele é dada por:
V=R*I => Lei de Ohm (equação 1)
Onde V depende das características do componente elétrico.
Ao aplicar um corrente através de um condutor ou de um elemento qualquer, vamos constar uma corrente(I) passando por ele, com a relação entre a movimentação de corrente por este material e a tensão (V) aplicada no mesmo, podemos definir o que chamamos de resistência elétrica.
Parte Experimental
Objetivo: Observar, usando um circuito simples, o comportamento ôhmico ou não ôhmico de um resistor de carvão uma lâmpada e um diodo.
Material Utilizado: uma fonte universal de tensão contínua, um voltímetro, um miliamperímetro, uma lâmpada de 6V, um resistor de 47 ohms, um diodo semicondutor e cabos de ligação.
Procedimentos
Foram feitos 3 procedimentos, sendo o primeiro ligado no circuito utilizando a lâmpada, o segundo utilizando o diodo e o terceiro utilizando o resistor
Variou-se então a tensão na lâmpada, no diodo e no resistor. O grupo teve por opção variar os valores sempre de 0,5 em 0,5 volts, sempre aumentando a tensão.
Os valores encontrados de corrente em função da tensão aplicada estão na tabela 1.
Construiu-se 3 gráficos, observando a relação VxI, para verificar o seu comportamento.
Resultados e discussão
Resistor: Com relação aos resultados obtidos (Tabela 1) e o comportamento do gráfico, é possível inferir que a relação entre a tensão e a corrente no resistor é