PRÁTICA 5 – ELEMENTOS ÔHMICOS E NÃO-ÔHMICOS
Instituto Politécnico – Engenharia
Física Eletromagnetismo Experimental
PRÁTICA 5 – ELEMENTOS ÔHMICOS E NÃO-ÔHMICOS
TURMA: EPR2AN-BRA
1. INTRODUÇÃO
A lei de Ohm afirma que a corrente através de um dispositivo é sempre diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada ao dispositivo. Um dispositivo condutor obedece à lei de Ohm quando a resistência do dispositivo independe da intensidade e da polaridade da diferença de potencial aplicada. Muitos dos dispositivos não obedecem à lei de Ohm, são chamados de elementos não ôhmicos. Elementos Ôhmicos e não ôhmico é todo elemento que possui dois terminais. Ex: resistor. O resistor é um condutor que oferece certa "dificuldade" de passagem da corrente elétrica. Ele possui a mesma resistência, não importando qual a intensidade e sentido (polaridade) da diferença de potencial (ou voltagem) aplicada. Essa pratica tem por objetivo verificar como se comporta os elementos ôhmicos e não-ôhmicos em um circuito elétrico usando três dispositivos diferentes que são: Resistor, Diodo semicondutor e Lâmpada incandescente.
2. METODOLOGIA
I - Resistor:
Inicialmente configuramos o multímetro como miliamperímetro com a chave seletora de função/escala para miliamperímetro DC e com fundo de escala para correntes de até 200 mA.
Configuramos o outro multímetro com voltímetro DC com fundo de escala de 2V, conectamos dois cabos banana/jacaré aos terminais do voltímetro e certificamos que a fonte esteja com a tensão de 0V.
Montamos um circuito usando um cabo banana/banana ligando o terminal negativo da fonte ao amperímetro e cabos banana/jacaré para ligar o outro terminal da fonte e do amperímetro ao resistor.
Conectamos as garras do jacaré do voltímetro aos terminais do resistor e variamos a tensão da fonte de 0,2 em 0,2 volts iniciando de 0 ate 1,4V.
Foi obtido o valor da resistência Ω do resistor em ohms para isso utilizamos a equação:
R=V/I
Também