ELEMENTOS QUE NÃO DESLOCAM HIDROGÊNIO DOS ÁCIDOS
Metais podem substituir diretamente o hidrogênio dos ácidos. O ácido sulfúrico diluído, o ácido clorídrico, diluído ou concentrado, reagem rápida ou lentamente com muitos metais sem oxidar o hidrogênio formado. Estes ácidos sãos mais convenientes para a preparação do hidrogênio em laboratório, pelo seu deslocamento com metais. No entanto, alguns outros ácidos, como o ácido nítrico concentrado ou diluído, ou o ácido sulfúrico concentrado, são agentes oxidantes fortes, e, quando reagem com metais, ocorre a redução dos seus íons negativos, o metal é oxidado e em vez de hidrogênio, forma-se água.
1) Objetivo:
Demonstrar por meio de ensaios que alguns metais não provocam o despreendimento do gás hidrogênio.
2) Fundamento Teórico:
O acido sulfúrico concentrado e a quente atua sobre os metais que estão acima e abaixo do hidrogênio na serie das tensões eletroquímicas( exceto ouro e platina) com despreendimento de dióxido de enxofre agindo, portanto, como agente oxidante. O acido nítrico diluído ou concentrado atua sobre os metais( exceto ouro e platina) agindo sempre como agente oxidante. Quando diluído o gás despreendido é o oxido nítrico e quando concentrado é o dióxido de nitrogênio. 3) Materias e Reagentes
REAGENTES
MATERIAIS
5,0mL Permanganato de Pótassio
8 TUBOS DE ENSAIO
Entre 3 a 5 Gotas de ácido sulfúrico
1 PIPETA DE 10mL
3 grânulados de zinco
BECKER 250 mL
0,2 g de estanho
PERA
5,0 mL Ácido Concentrado
0,5 g Cobre Metálico
3,0 mL de ácido Nítrico
0,5 g de estanho
5,0 mL ácido nítrico diluído
4)Procedimento Experimental:
Reação nº 1- Em um tubo de ensaio foram colocados 5ml de permanganato de potássio e 2 gotas de ácido sulfúrico. A solução foi dividida em dois tubos de ensaio. Foram acrescentados de 2-3 grânulos de zinco metálico em um dos tubos.
O procedimento acima foi repetido, substituindo a solução de permanganato de potássio pela solução de cloreto férrico.
Reação nº 2 – Em um tubo