EXPERIMENTO N0 2
1) Objetivo
2) Fundamento Teórico
O ácido sulfúrico concentrado e à quente atuam sobre os metais que estão acima e abaixo do hidrogênio na série das tensões eletroquímicas (exceção do ouro e platina) com desprendimento de dióxido de enxofre agindo, portanto, como agente oxidante. O ácido nítrico diluído ou concentrado atua sobre os metais (exceção ouro e platina) agindo sempre como agente oxidante. Quando diluído o gás desprendido é o oxido nítrico e quando concentrado é o dióxido de nitrogênio. O ácido nítrico atua sobre o estanho e o zinco de modo diverso, dependendo da concentração do ácido. Assim, o ácido nítrico diluído ataca o estanho formando o nitrato estanoso.
3) Materiais e Reagentes
Reagentes
Materiais
Permanganato de Potássio
Tubo de Ensaio
Estanho
Pipeta
Cobre Metálico
Espátula
Ácido Sulfúrico
Grânulos de Zinco Metálico
Gás Hidrogênio
Ácido Nítrico
Cloreto Férrico
4) Procedimento Experimental
1. Em um tubo de ensaio colocar cerca de 5,0 mL de permanganato de potássio 0,01 mol/L e acidular com gotas de ácido sulfúrico e acrescentar 2-3 grânulos de zinco metálico. Agitar e observar.
2. Repetir, substituindo a solução de permanganato de potássio pela solução de cloreto férrico 0,1 mol/L. Agitar.
3. Em um tubo de ensaio colocar uma pequena quantidade de estanho metálico e acrescentar cerca de 2,0 mL de ácido sulfúrico concentrado. Agitar. Aquecer levemente. Observar.
4. Em dois tubos de ensaio colocar pequenas quantidades de estanho metálico No tubo 1 acrescentar 2,0 mL de ácido nítrico diluído e no tubo 2 acrescentar 2,0 mL ácido nítrico concentrado. Agitar e observar. Compare as reações.
5. Em dois tubos de ensaio colocar pequenas quantidades de cobre metálico. No tubo 1 acrescentar 2,0 mL de ácido sulfúrico concentrado e no tubo 2 acrescentar 2,0 mL ácido nítrico concentrado. Agitar e observar. Compare as reações.
6. Em um tubo de ensaio colocar uma pequena quantidade