Elementos fundamentais de contabilidade
Conceitos de habilidade e comportamentos
Se o desempenho de um funcionário deixa a desejar ou se ele costuma ignorar as regras e os padrões da organização, o administrador pode precisar usar a disciplina para controlar o comportamento dele. Mas o que exatamente significa disciplina? Disciplina são ações empreendidas pelo administrador para reforçar as expectativas, os padrões e as regras da organização. Entre os problemas mais comuns de disciplina com os quais os administradores têm que lidar estão: freqüência (absenteísmo, desobediência aos horários, abuso no abono de faltas), comportamentos no trabalho (baixo desempenho, desobediência, não-utilização dos métodos de segurança, utilização de álcool ou drogas) e desonestidade (roubos, mentiras para os superiores).
A essência da disciplina eficaz pode ser resumida nos oito comportamentos a seguir.1
1. Responder imediatamente. Quanto mais rapidamente uma ação disciplinar for empreendida como resposta a uma ofensa, maior a probabilidade de o funcionário associar a punição ao comportamento dele, e não a você. O ideal é você iniciar o processo disciplinar logo que possível, assim que for notificado da transgressão.
2. Dar um alerta. Você precisa dar um alerta antes de iniciar a ação disciplinar. Isso porque o funcionário precisa estar consciente das regras da organização e aceitar seus padrões de comportamento. As ações disciplinares têm maior probabilidade de serem vistas pelos funcionários como justas quando eles são devidamente alertados sobre as conseqüências de seus atos e as punições previstas.
3. Definir o problema com precisão. É preciso indicar data, local, horário, pessoas envolvidas e quaisquer outras circunstâncias que digam respeito à violação. Defina a transgressão em termos exatos, em vez de apenas citar o regulamento da empresa ou os termos de um contrato. Não é a violação da regra em si que deve ser o foco da atenção, mas sim o efeito que essa violação causa no desempenho da