Elementos do Design
Espaço
As Necessidades dos usuários e as medidas do espaço devem nortear as decisões do projeto e são as primeiras informações que o(a) designer deve ter. Sem elas, não se pode iniciar um projeto.
O "espaço em branco" tem tido um papel maior no design por dar a impressão de leveza e direcionar o olhar para os elementos mais importantes. Veja a página inicial do Google, por exemplo: existe muito espaço em branco e o olhar naturalmente se foca naquilo que realmente importa para o usuário - a busca. O "espaço em branco" não precisa necessariamente ser da cor branca; seria apenas um espaço sem nenhum elemento gráfico. Texturas podem ser usadas para representar o espaço em branco.
Além disto, o espaço é muito popular no Minimalismo por diminuir a quantia de elementos no design. Já a falta de espaço pode dar um ar de desorganização ou peso excessivo a um projeto visual, gerando confusão e fazendo com que a mensagem principal se perca. Sem harmonizá-las o projeto não terá sucesso: Nada adianta atender todas as necessidades em um espaço entulhado de itens que não permitem uma boa circulação Ou conseguir um espaço com itens bem dimensionados para o espaço, mas que não atendem todas as atividades que nele serão executadas.
Forma
A forma é o segundo elemento mais usado no design. É nada mais que um agregado de linhas combinando para formar um novo elemento.
Estas podem ser círculos, quadrados, retângulos ou qualquer tipo de objeto abstrato. O design minimalista utiliza bastante as formas simples, como círculos e quadrados. E não pense que a forma precisa ser óbvia: blocos de textos geram uma forma, afinal são várias linhas horizontais que ao se juntar formam um "bloco".
Assim como a linha, formas também são associadas na nossa mente com diferentes movimentos. Círculos são associadas com o movimento e natureza, enquanto quadrados e triângulos podem ser vistas como design básico de estrutura. Do mesmo jeito que a cor, estilo, fundo