Elementos Do Design
As linhas podem ser usadas para delimitar diferentes seções no design ou para direcionar o olhar do usuário em uma direção específica pois geram uma sensação de movimento. Dependendo do estilo da linha, este movimento pode ser simples ou mais complexo; uma linha cheia de curvas vai levar o olhar do usuário pra lá e pra cá. Já uma linha tracejada pode incitar pausas no olhar.
A forma é o segundo elemento mais usado no design. É nada mais que um agregado de linhas combinando para formar um novo elemento.
Estas podem ser círculos, quadrados, retângulos ou qualquer tipo de objeto abstrato. O design minimalista utiliza bastante as formas simples, como círculos e quadrados. E não pense que a forma precisa ser óbvia: blocos de textos geram uma forma, afinal são várias linhas horizontais que ao se juntar formam um “bloco”.
Assim como a linha, formas também são associadas na nossa mente com diferentes movimentos. Círculos são associadas com o movimento e natureza, enquanto quadrados e triângulos podem ser vistas como design básico de estrutura. Do mesmo jeito que a cor, estilo, fundo ou textura da linha, o mesmo pode alterar a percepção do usuário em relação a forma.
Provavelmente um dos elementos mais importantes do design, a cor encontra-se em todo lugar – sim, inclusive branco e preto são cores. A cor pode ser sutil ou chamativa, pode invocar calma, raiva ou até mesmo fome mesmo se você não notar isto (acredite: seu cérebro nota).
Estudos mostram que pessoas que vivem em ambientes com predominância da cor vermelha tinham uma pressão e batimento cardíaco maiores do que alguém morando em um ambiento azul. A cor pode ser um fator determinante para separar um bom design de um design fantástico.
Cores geram contraste, chamam a atenção, dão aspecto de profundidade, podem dar ênfase e