Elementos do bloco p grupo 16
ELEMENTOS DO BLOCO P
GRUPO 16
SUMÁRIO
Introdução__________________________________________________
___04
Materiais, Reagentes ____________________________________________07
Procedimento experimental _______________________________________07
Resultados e Discussão _________________________________________09
Conclusão ____________________________________________________13
Anexo_______________________________________________________
_14
Referências bibliográficas_________________________________________14
INTRODUÇÃO
Os quatro primeiros elementos do grupo 16 são não-metais. São conhecidos como “calcogênios”, ou elementos formadores de minérios, pois inúmeros minérios são óxidos ou sulfetos de metais.
Os elementos apresentam tendência normal de aumento do caráter metálico, ao se descer pelo Grupo. Isso se reflete nas suas relações, nas estruturas dos elementos e na crescente tendência de formar íons M2+, com concomitante decréscimo da estabilidade dos íons M2-. O e S são totalmente não-metálicos. O caráter não-metálico é menor no Se e no Te. O Po é caracteristicamente metálico, além de ser um elemento radioativo com tempo de vida curto.
O oxigênio é um elemento muito importante na química inorgânica. É o mais abundante de todos os elementos. Ele existe na forma livre, como moléculas de O2, perfazendo 20,9 % em volume e 23 % em peso da atmosfera. A maior parte de O2 foi produzida pela fotossíntese, o processo pelo qual a clorofila das partes verdes das plantas converte luz solar em alimentos como glicose.
6CO2 + 6H2O + energia solar C6H12O6 + 6O2
O oxigênio é obtido industrialmente pela destilação fracionada do ar líquido. A maior parte do O2 é utilizada na fabricação de aço. Ás vezes é preparado, em pequena escala em laboratório, pela decomposição térmica do KClO3 (com MnO2 como catalisador), embora o produto possa conter pequenas quantidades de Cl2 ou ClO2. Pequenas quantidades de O2 são produzidas