Envelhecimento bem sucedido
RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
Este trabalho tem como ponto de vista o processo de envelhecimento como uma experiência, que implica em estratégias para uma boa qualidade de vida. O mesmo foi elaborado mediante estudo e analise de obras que abordam o tema supracitado. Vale ressaltar a respeito do profissional Assistente Social, exclusão e foi destacada a grande importância do potencial que o idoso possui e que muitas vezes é esquecido e ou deixado de lado. Salienta-se ainda que eles têm grande bagagem de experiências podendo assim viver com mais entusiasmo, aceitação e qualidade de vida, pois a velhice não implica apenas em doenças e afastamento do meio social, pelo contrário, o idoso possui muitas reservas exploráveis podendo ainda desfrutar de uma velhice saudável.
PALAVRAS-CHAVES: Assistência Social, Exclusão, Envelhecimento, Qualidade de Vida.
INTRODUÇÃO
Este trabalho de Conclusão de Curso foi de elemento explicativo, estruturado com leituras que abordaram o assistente social, envelhecimento, exclusão e a qualidade de vida. É preciso não desacreditar que, sua origem histórica dentro da gerontologia, inclui a ideia da heterogeneidade da velhice, ou seja, experiências diversas vista como fenômeno não só biológico, mas também construído socialmente. O objetivo principal deste trabalho foi mostrar que pessoas idosas são indivíduos donos de sua história e da história de seu tempo, têm discernimento, capacidade de escolha e experiência, condições que devem ser respeitadas. Envelhecer implica perdas mais, também ganhos. Segundo o Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741, de 01 de outubro de 2003:
Art. 3º- É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
A lei