Metais alcalinos - trabalho de química
Metais Alcalinos: Os metais alcalinos são um grupo de elementos químicos da tabela periódica com propriedades similares. O grupo é formado pelos seguintes metais: lítio (Li), sódio (Na), potássio (K) , rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr). Têm este nome porque reagem muito facilmente com a água e, quando isso ocorre, formam hidróxidos (substâncias básicas ou alcalinas), liberando hidrogênio. Estes metais também reagem facilmente com o oxigênio produzindo óxidos. Metais Alcalinos Terrosos: Os alcalino-terrosos são os elementos químicos do grupo 2 (2 A) da tabela periódica, formando uma família ou uma série química, e são os seguintes: berílio ( Be ), magnésio (Mg), cálcio (Ca), estrôncio (Sr), bário (Ba) e radio (Ra). O nome alcalino-terroso provém do nome que recebiam seus óxidos: terras. Possuem propriedades básicas (alcalinas) Reagem com facilidade com halogênios para formar sais iônicos e com a água (ainda que não tão rapidamente como os metais alcalinos) para formar hidróxidos fortemente básicos.
Halogênios: O termo “halogênios” vem do grego e significa produtor de sais. O grupo VIIA da tabela periódica é formado pelos elementos: iodo, cloro, bromo, flúor e ástato. E assim como o grupo 8A, formado pelos gases nobres, é constituído unicamente por elementos não metais.
Calcogênios: Calcogênio é qualquer elemento químico do grupo da Tabela Periódica 16 (6A). Juntos compõem a série química de mesmo nome. Grupo 16 (6A) - Grupo dos Calcogênios. O nome vem do grego "Khalkos", que significa cobre, e "genos", uma família de origem nobre, assim "calcogênio" significa “originário do cobre” ou "que vem do cobre". Todos os elementos deste grupo são não metais e o polônio é o único deles que é radioativo.
Gases Nobres: Esses gases são assim chamados porque não reagem com outras substâncias. São eles: argônio (Ar), hélio (He), criptônio (Kr), neônio (Ne),xenônio(Xe) e radônio (Rn). São também chamados de gases raros porque em