Elementos De Marketing
1 Definição segundo Philip Kotler
“Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, oferecer e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e para a sociedade como um todo.”
2 Marketing e a inovação incansável
Segundo Kotler, a inovação é inevitável. Você pode fracassar infinitas vezes durante o processo de inovação, mas com certeza sumirá do mapa se não tentar.
"Não basta ter apenas uma cultura de inovação, é preciso mantê-la constantemente, porque o mundo não para."
Ele ainda ressalta que não manter essa postura de inovação é a forma mais rápida de uma empresa falir, assim como aconteceu recentemente com a Kodak, que pediu concordata nos EUA.
"Como as empresas morrem? Quando alguma tecnologia começa a ficar obsoleta e as empresas não querem abandonar o sistema. Às vezes tem muito dinheiro investido na antiga tecnologia.”
3 Conheça seus consumidores
Tão importante quanto se manter atualizado é conhecer o consumidor;
Kotler defende as empresas que apostam em um marketing segmentado. Para ele, se antes era o marketing de massa o mais comum para atingir o maior número de pessoal, agora a tendência é justamente o micromarketing ou marketing de precisão. Ou seja, é preciso conhecer de perto os seus consumidores.
Dessa forma, é possível oferecer produtos e serviços que se aproximam mais das necessidades dos clientes. Esse pode ser um grande diferencial competitivo para as empresas que possuem muitos concorrentes diretos em seu mercado de atuação.
4 Chame seus consumidores para desenvolverem seus produtos com você
Kotler defende a tese da co-criação nos negócios e no marketing atual. Ela permite de alguma forma que o cliente ou usuário faça parte do processo criativo e produtivo da empresa.
"Não e só testar um produto. Chame o consumidor para participar da criação dele.”
A Lego, quando carente de ideias inovadoras, pede ajuda a crianças para desenvolver seus novos produtos.