FIXAMENTO INTRO AGRONOMIA
1892 palavras
8 páginas
AGESFACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA
DANIEL ANDRADE BRITO
A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE
Fichamento apresentado no curso de engenharia agronômica da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Metodologia do Trabalho Cientifico no 1° período, sob orientação da professora Fancielly.
Paripiranga
Abril de 2015
HALL, Stuart. A identidade cultural na pos-modernidade, traduzido por: Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro DP&A Editora, 11a edição Rio de janeiro, 2006.
Daniel Andrade Brito1
RESUMO
Stuart Hall é um teórico cultural dono de obras chaves para estudo da cultura e dos meios de comunicação. É professor da Open University, Inglaterra. Foi um dos fundadores do Centre for Contemporary Cultural Studies, da Universidade de Birmingham, Inglaterra, tendo sido seu diretor de 1970 a 1979.
Em sua obra “Identidade Cultural na Pós-modernidade”, de Stuart Hall, busca discorrer sobre a “crise de identidade” que afeta as sociedades contemporâneas. Nesse sentido, apresenta a atual situação da identidade cultural, que atua de forma inconstante nos indivíduos inseridos no atual contexto histórico da pós-modernidade. A obra está estruturada em seis capítulos, estudados em duas partes. A primeira busca entender as mudanças nos conceitos de identidade e de sujeito e a segunda parte (caps. 3-6) desenvolve esse argumento com relação a identidades culturais. O autor busca explorar algumas das questões sobre a identidade cultural na pós-modernidade desenvolvendo uma série de argumentos na tentativa de avaliar se existe uma crise de identidade, em que consiste essa crise e em que direção ela está indo. Ao desenvolver seus argumentos, o autor examina alguns aspectos contraditórios que a noção de "descontração do sujeito", em sua forma mais simplificada, desconsidera.
1 A IDENTIDADE EM QUESTÃO
1.1 Citações
“A noção de sujeito sociológico refletia a