Sala de Recursos Multifuncional
ESPECIALIZAÇÃO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Aluna: Sônia Aparecida de Souza
AVALIAÇÃO FINAL
As chamadas salas de recursos multifuncionais (SRMs) têm sido o lócus preferencial de oferta do atendimento educacional especializado (AEE). No entanto, nem sempre os dispositivos legais conseguem ser implementados na prática, em virtude da realidade complexa e dinâmica que envolve os sistemas escolares.
As salas de recursos multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado que tem como objetivos: Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública de ensino regular. Garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular. Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem. Assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis de ensino. O conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos que caracterizam o Atendimento Educacional Especializado são organizados institucionalmente e prestados de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular. Tais salas, segundo a legislação podem ser dos tipos I e II, sendo que a segunda se distingue por disponibilizar material para o atendimento a alunos com deficiência visual.
Entre os anos de 2005 a 2010 ocorreu um estimulo às salas de recursos como espaço prioritário para a oferta do AEE, bem como aumentaram as discussões sobre as atribuições do docente responsável por esse serviço. A falta de formação docente é um grande limitador para os profissionais da educação, que em seu cotidiano precisam reestruturar suas práticas pedagógicas a fim de ofertar um ensino