elementos de maquinas sargento
COLEGIADO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Aluno: Carlos Antonio da Silva Gonçalves
Professor: José Bismark de Medeiros
Confecção e Análise de Tensões de um Sargento (Grampo móvel)
Juazeiro 03/02/15
Introdução
Sargento é uma ferramenta utilizada para prender peças a serem rebitadas ou coladas, para fixação de peças em tratamento térmico, para fixação de moldes em rotomoldagem, etc. É muito utilizado em indústrias mecânicas, metalúrgicas, marcenarias, serralherias, construção civil e manutenção.
A análise de tensões numa ferramenta teoricamente tão simples pode parecer besteira, mas não é, é essencial saber as tensões existentes no equipamento e observar qual o componente mais frágil daquele sistema, para que com essa informação a vida útil do equipamento seja prolongada. A resistência dos materiais é um ramo da mecânica aplicada que estuda o comportamento dos sólidos quando estão sujeitos a diferentes tipos de carregamento.
A análise de tensões utilizada foi a de von Misses, ou teoria da energia de distorção para materiais dúcteis, ela prevê escoamento quando a energia de deformação por distorção em uma unidade de volume alcança ou excede a energia de deformação por distorção por unidade de volume correspondente ao escoamento sob tração ou compressão do material.
Para a análise de deflexão usaremos o teorema de Castigliano, o qual diz: "A derivada parcial do trabalho das forças internas em relação a uma força atuante fornece o deslocamento corresponde à força considerada na direção de ação da força em questão". Ele é expresso da seguinte forma: 𝛿𝑖=
Onde 𝛿𝑖 é o deslocamento do ponto de aplicação da força 𝛿𝐹𝑖, na direção de 𝛿𝐹𝑖. U é a energia de deformação. Utilizaremos ainda uma análise de flambagem.
Objetivo
O objetivo da análise é a determinação das tensões normais, tensões de cisalhamento e tensões de flexão atuantes na ferramenta produzidas pela carga aplicada, se essas quantidades puderem ser