elementos de acústica
Acústica
Esta página ou secção nãocita nenhuma fonte ou referência, o que compromete suacredibilidade (desde dezembro de 2010).Por favor, melhore este artigo providenciandofontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé.Encontre fontes: Google —notícias, livros, acadêmico— Yahoo! — Bing. Vejacomo referenciar e citar as fontes.A acústica é o ramo da física que estuda o som. O som é um fenômeno ondulatório causado pelos mais diversos objetos e se propaga através dos diferentes estados físicos da matéria.Em acústica geralmente podemos dividir entre geradores de som, meios de transmissão, propagação e receptores. A acústica mensura estes meios, cria instrumentos, tabelas, etc, de forma a fornecer dados necessários aos mais diversos ramos da ciência para a utilização dos sons, de seus meios de propagação e efeitos.Na cadeia geração e recepção acústica inclui-se o indivíduo que recebe o efeito sonoro e o evento que dá origem ao fenômeno. A acústica é considerada uma ciência que abrange diversas disciplinas e por elas é abrangida.
Exemplo de ramos da ciência que estudam os fenômenos acústicosEditar
Os ramos científicos que estudam as propriedades acústicas, a propagação do som e efeitos são os mais diversos. Entre estes destacam-se:
Engenharia acústica
A engenharia acústica é o ramo daengenharia que estuda formas de controle e de reprodução de fenômenos acústicos. Isto se aplica a diversas situações práticas como controle de ruído industrial, controle de ruído ambiental, acústica arquitetônica, controle de vibrações em máquinas e equipamentos, reprodução, auralizaçãoe síntese de fontes sonoras, e assim por diante. Há hoje no Brasil um único oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. No entanto, a pesquisa em engenharia acústica vem sendo conduzida em muitas universidades brasileiras, notadamente nos departamentos deEngenharia