Elementos da sociedade anonima
Toda sociedade anônima depende de um aparato de elementos importantes, para entender e compreender como ocorre o funcionamento deste empreendimento deve-se atentas para 5 características: Capital; Valores Mobiliários; Comissão de Valores Imobiliários; Mercado de Balcão e por fim Debêntures.
O Capital é a toda a soma das contribuições dos sócios, esta quantia é o favorece a sociedade a dá início a parte econômica. E este por si só é uma variável que se delimita a redução de capital e ao aumento de capital, que respectivamente, ocorre quando as ações perdem seu valor e quando as ações valorizam se com aumento na entrada de subscritores. Neste sentido, os Valores Mobiliários são compostos pelos títulos de créditos que são emitidos pelas próprias sociedades a fim de captar recursos financeiros para a própria sociedade, permitindo ao sócio participar efetivamente do capital da empresa.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM ) trata-se de um órgão do Ministério da Fazenda no qual é responsável pela determinação de regras para cada tipo de sociedade, uma forma de regulamentar e organizar os valores imobiliários. Além disso, possuem o poder de julgar irregularidades administrativas. O Mercado de Balcão é um tipo de negociação de compra e venda de ações, onde as sociedades decidem sobre o funcionamento dos investimentos junto a CVM. Desta forma, títulos de dívidas que dá a quem a possui e a médio e longo prazo, dão ao debenturista (ou credor) o direito de crédito contra a emissora (empresa). Ele pode pedir a devolução do empréstimo a qualquer momento, com a devida correção do valor monetário aplicado, é chamado Debêntures.