Elementos da logica
CENTRO DE EDUCAÇÃO
COLÉGIO DE APLICAÇÃO
alunas.
ELEMENTOS DA LOGICA
Boa Vista
2013
alunas
ELEMENTOS DA LOGICA
Trabalho apresentado como pré-requisito para obtenção de nota na disciplina de Filosofia do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima.
Professor
Boa Vista
2013
SUMÁRIO
1
INTRODUÇÃO..........................................................................................
4
2
DESENVOLVIMENTO..............................................................................
5 – 6
3
CONCLUSÃO...........................................................................................
7
4
REFERÊNCIAS........................................................................................
8
Introdução
Aristóteles propôs a primeira classificação geral dos conhecimentos ou das ciências dividindo-as em três tipos: teoréticas, práticas e produtivas. Todos os saberes referentes a todos os seres, todas as ações e produções humanas encontravam-se distribuídos nessa classificação que ia da ciência mais alta, até o conhecimento das técnicas criadas pelos homens para a fabricação de objetos. No entanto, nessa classificação não encontramos a lógica.
Para Aristóteles, a lógica não era uma ciência teorética, nem prática ou produtiva, mas um instrumento para as ciências. Eis por que o conjunto das obras lógicas aristotélicas recebeu o nome de Órganon, palavra grega que significa instrumento.
Principais características
A lógica, por sua vez se caracteriza como instrumental (instrumento do pensamento), formal (se preocupa apenas com a forma pura e geral dos pensamentos), propedêutica (é o que devemos conhecer antes de iniciar uma investigação científica ou filosófica), normativa (fornece princípios, leis, regras e normas que todo pensamento deve seguir se quiser ser verdadeiro), doutrina da