Resposta Direitos Humanos
Apartir de 1978, desde que iniciou as reformas há 30 anos, vem introduzindo reformas na China, que alteraram substancialmente seu desenvolvimento econômico, levando o País a ter uma nova inserção na economia internacional, crescendo a taxas muito elevadas. Apartir de então a economia chinesa transformou-se na grande potência mundial baseado na industrialização competitiva e na produção de produtos cada vez mais elaborados e com o maior valor agregado.
O modelo chinês hoje é símbolo de capitalismo moderno em pleno estado comunista, liderado apenas por um partido, onde apartir do estímulo agricultura e a reforma dos sistemas empresarial e financeiro com a adoção do cambio fixo. A transição conduziu-se de forma que a introdução das forças de mercado fosse acompanhada de medidas visando à correção das eventuais falhas de mercado. O contraste com outros processos de transição foi enorme.
Os setores da agricultura são os setores mais importantes para a China, correpondendo por setenta porcento (70%) dos empregos e por sessenta porcento (60%) do PIB Chinês. A agricultura é focada nas culturas de Arroz, trigo, soja, amendin e algodão, mas é uma agricultura ainda muito manual e de baixa utilização tecnologica, se for comparada com culturas da América do Norte e Europa e situm-se na parte menos desenvolvida do Paíse Chines, enquanto que na Indústria, é onde o crescimento exponencial da economia ocorre, a indústria chinesa tem evoluido constantemente, ainda com muitas fábricas baseadas na urilização de mão de obra barata, mas mudando este modelo para a produção de produtos mais avançados, que exigem fábricas mais modernas e equipamentos com engenharia avançada.
O governo chinês é uma ditadura, comandada apenas por um partido, e o partido socialista, tem sido responsável por planejar e gerenciar a economia nacional. E vários setores da indústria chinesa de produção e serviços são estatais. Mas a cada dia o estado chinês tem dado mais