ELEMENTOS DA ADMINISTRA O
Fayol com autoridade, valorizou a necessidade do ensino da administração desde as escolas primárias ao ensino superior; defendendo e aplicando desses conhecimentos não somente em empresas, mas na vida, com isso ele enfatiza a criação de 05 elementos da administração que são:
Prever - Esta é caracterizada a primeira função, pois servira de base a diretoria a ser aplicada sobre a operação. A mesma tem a função de estabelecer os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançados. Parte de uma visão do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas.
Organizar - É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.
Comandar – Obtenção do Máximo empenho que faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.
Coordenar – É a interligação entre toda a empresa, pois a implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, buscando cumprir as metas traçadas.
Controlar - É definir e manter padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atividades delegadas aos empregados são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.
ELEMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PARA URWICK
Lyndall F. Urwick, coronel do exercito inglês, dedicou-se a industria e foi presidente da Urwick Orr and Partners Ltd., empresa de consultoria em Administração, ate 1951.
Os elementos da Administração constituem, para Urwick, a base de uma boa organização, uma vez que uma