Elementos e princ pios da administra o da produ o
Edertron Henriques Costa
Pós-graduado em Engenharia da Produção pelo Ietec.
Resumo
O sistema de administração da produção teve grandes pensadores que fizeram com que ocorresse um desenvolvimento significativo, tornando os meios cada vez mais eficientes e competitivos nos dias de hoje.
Este artigo busca apresentar a síntese das ideias de dois grandes Administradores, Fayol e Taylor, os quais que caracterizaram respectivamente a subdivisão do trabalho e a definição de métodos para a melhoria da eficiência do trabalho.
Fayol definiu o trabalho como seis grandes operações, sendo: operações técnicas, operações comerciais, operações financeiras, operações de segurança, operações contábeis e operações administrativas.
Fayol julgava essas operações essenciais a toda a entidade e que, correspondendo a cada espécie de operações uma função especializada, deveríamos sempre organizar as entidades obedecendo a esse princípio de classificação, isto é, reunir as funções em seis grandes grupos. A cada uma das funções, corresponde uma capacidade especial, elas são necessárias como funções nas empresas, são também precisas nos indivíduos que vão exercê-las.
O engenheiro americano Frederick Winslow Taylor dedicou-se ao estudo de metodização e modernização dos processos de trabalho na indústria. Em todo o percurso da sua vida industrial, procurou sempre introduzir nos trabalhos que estavam afetos à sua direção ou fiscalização métodos de observação e experimentação que dessem, como consequência, melhoria das condições de rendimento do trabalho, mediante o aumento de produtividade dos operadores.
Este artigo busca tratar estes pensadores e suas ideias como introdutório para o sistema de administração da produção, identificar pontos de retardo, porém de grande valia nos dias de hoje.
1. Abstract
The system of administration of the production had great thinkers that did with that it happened a significant development, turning the means