CAD Computer
O desenho assistido por computador (em inglês, Computer-Aided Design, ou CAD) é o uso de tecnologias computacinais para o desenho de objetos, para uso real ou virtual. Além das informações de forma esperadas do desenho computacional, o CAD também pode envolver informações como tipos de material, processos, dimensões, e outras informações a depender da área em que é aplicado.
O CAD é usado para desenhar curvas e figuras em duas dimensões, ou, comumente, curvas, superfícies e áreas sólidas em três dimensões. O uso desta técnica de desenho é amplo, passando pela exigente indústria automotiva, naval, aeroespacial, industrial, arquitetônica, dentre outras. Estes são exemplos de aplicação do CAD a objetos a serem construídos ou modificados no mundo real.
Sua aplicação no mundo estritamente virtual inclui animações, efeitos especiais para filmes, publicidade e manuais técnicos.
Os softwares dedicados ao CAD incluem desde sistemas dedicados a esboços em duas dimensões até complexos modeladores de superfície em três dimensões. A maioria dos programas permite que o usuário visualize os objetos em três dimensões através de ferramentas de rotação, possibilitando aumentar a produtividade de forma incomparável com a era anterior ao design por computador. As ferramentas de rotação permitem ver o objeto e modificá-lo a partir de um ângulo específico, e mesmo obter uma visão interna dele (como exemplo mais prático, é possível projetar uma casa em um software CAD e prever como será a visão do jardim a partir de dentro).
A tecnologia de CAD é também usada para projetar ferramentas e maquinário, e para esboçar e desenhar desde casas pequenas até grandes estruturas industriais.
O uso principal do CAD, como já mencionado, está em projetos de engenharia aplicada a modelos bi/tridimensionais de objetos físicos, embora o processo de desenho assistido por computador participe de praticamente todas as etapas de