Elemento manganes
Encontra-se no estado sólido. Não é encontrado em estado elementar, ocorrendo somente na forma de compostos com outros elementos, formando óxidos, hidróxidos, silicatos e carbonatos.
Ele não possui um substituto econômico, em virtude de ele possuir preço relativamente baixo além de benefícios técnicos, e, é exatamente por causa dessas características que atualmente a utilização de outro minério não é cogitado.
Quanto à reciclagem esta pode ocorrer na recuperação do mesmo por meio do processamento de sucatas ferrosas e não ferrosas.
Os depósitos mais importantes de manganês são divididos em dois tipos: depósito de sedimentação e depósito secundário de enriquecimento residual.
Embora seja pouco divulgado, o Mn está presente em algumas vitaminas, pois o manganês é essencial para todas as formas de vida, inclusive o ser humano, que precisa consumir de 1 a 5 mg por dia deste minério que é absorvido no intestino delgado, acabando na maior parte no fígado, de onde se dirige para as diferentes partes do organismo. Entretanto, o manganês em excesso é tóxico, exposições prolongadas aos compostos de manganês, de forma inalada ou oral, podem causar efeitos adversos no sistema nervoso, respiratório e em diferentes partes do organismo.
Como elemento de liga, o manganês permite a fabricação dos chamados aços austeníticos, com elevada dureza superficial. Em aços ferramenta, a presença do manganês melhora a temperabilidade. Em associação com o enxofre, o manganês é utilizado nos aços de usina fácil. Ainda neste mesmo setor o manganês é usado em combinação com outros metais na produção de ligas de: cobre zinco, alumínio, chumbo, entre outros.
Reatividade frente a água e oxigênio
Na fila de reatividade dos metais o mais reativo desloca o menos reativo. De acordo com a seguinte fila de reatividade:
Ouro < platina < prata < mercúrio < cobre < hidrogênio < chumbo < estanho < níquel < cobalto < ferro < cromo < zinco <