Energias do Brasil : Petroleo
É originado pela decomposição de matéria orgânica.
Em nosso país, a história da exploração petrolífera começou logo após a descoberta desse minério nos Estados Unidos.
Em 1897, o fazendeiro de Campinas, São Paulo, Eugênio Ferreira de Camargo perfurou em Bofete (SP) o que é considerado o primeiro poço de petróleo do Brasil, tendo recuperado 2 barris de petróleo
. Em 1907, a criação do Serviço Geológico e Mineralógico Brasileiro resultou no aumento substancial da atividade de perfuração de poços em bases mais profissionais. Sondas foram compradas e alguns geólogos e engenheiros de minas brasileiros fizeram parte da estrutura de pesquisa e perfuração para petróleo no SGMB.
A partir da década de 1930 houve grandes avanços na exploração de petróleo no nosso país. Em 1934, foi criado o Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM), porém a escassez de recursos e a falta de peças de reposição para as sondas prejudicaram a continuidade das atividades.
Em 1938, um decreto nacionalizou a exploração do petróleo e em seguida, foi criado o Conselho Nacional do Petróleo. O petróleo não era importante para economia do pis, nas uma questão de segurança nacional.
Em 1940 houve uma grande escassez do petróleo devida a Segunda Guerra Mundial, a dependência petrolífera e a falta de refinarias causaram um desabastecimento generalizado.
Então, a partir de 1947 surgiu a campanha O petróleo é nosso. Essas manifestações foram de grande importância pra enfrentar o poder das empresas petrolíferas mundiais e a pressão do governo dos Estados Unidos.
Vargas nacionalizou as reservas petrolíferas em 1953, criando a Petrobras e o monopólio das atividades relacionadas ao petróleo.
Atualmente a Petrobras tem 16 refinarias no Brasil. As atividades ligadas à produção de derivados do petróleo em 2010 totalizaram 1,83 milhão de barris por dia, o que coloca a empresa com a OITAVA do mundo em valor de mercado.