Pronomes Relativos
Ilustração com exemplos de pronomes.
Os pronomes são elementos fundamentais para a formação da coesão textual. O pronome é a palavra variável que identifica, na língua, os participantes da interlocução, ou seja, as 1ª e 2ª pessoas discursivas, e o que o discurso se refere como: seres, eventos ou situações (3ª pessoa discursiva).
Diferentemente dos substantivos e adjetivos, que possuem o papel de representar ideias ou seres, os pronomes possuem pouco conteúdo significativo, podendo exercer as seguintes funções: representar as pessoas pertencentes ao discurso; remeter a algo já enunciado; antecipar algo que será enunciado no futuro.
De acordo com a função empregada pelo pronome (representar, retomar ou anunciar), ele pode pertencer a classe dos pronomes adjetivos, ou a classe dos pronomes substantivos.
1.1. Pronomes substantivos e adjetivos
No enunciado, o pronome pode ocupar o lugar substantivo, ou acompanha-los, antecedendo-os ou seguindo-os, para mostrar a relação dos seres referidos pelos substantivos com as pessoas do discurso.
Portanto, os pronomes podem desempenhar tanto o papel do substantivo, quanto o papel do adjetivo.
O pronome é substantivo, quando exerce alguma das seguintes funções:
Identifica a pessoa gramatical; retoma ou antecipa alguma referencia no texto; remete a uma pessoa gramatical fora de contexto, porém facilmente perceptível no discurso
Um caso onde ocorre a presença de um pronome substantivo é quando se evita a repetição de um substantivo e um pronome é utilizado no lugar do primeiro.
Quando um pronome acompanha um substantivo no texto, ele é um pronome adjetivo, que funciona como um adjetivo, embora não atribua nenhuma qualidade ao substantivo.
Além de poder ser adjetivos ou substantivos, os pronomes são classificados como: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, indefinidos e relativos.
2. Pronomes Relativos
São os pronomes que fazem referencia ao seu antecedente, ou