Eleições
Fato: há numerosos Maias vivendo em suas regiões de origem. Na verdade, há mais de sete milhões, muitos conseguiram manter restos de sua herança cultural, muitas vezes falando uma das línguas maias como primeiro idioma, outros são bastante integrados na cultura moderna. As maiores populações Maias habitam os estados mexicanos de Yucatán, Campeche, Quintana Roo, Tabasco, Chiapas e, nos países da América Central, de Belize, Guatemala, e nas regiões ocidentais de Honduras e El Salvador.
Infância Maia
Os maias reforçavam a beleza de seus filhos, eles desejavam características físicas, por exemplo, muitos jovens foram pressionados na testa quando bebês para criar uma superfície achatada. Outro fato interessante sobre as crianças era que a maioria foram nomeadas de acordo com o dia em que nasceram. Todos os dias do ano tinha um nome específico para meninos e meninas e os pais deveriam seguir esta prática.
Excelentes médicos
Os maias tinham excelentes práticas médicas entre os antigos, era uma mistura complexa de mente, corpo, religião e ciência natural. A medicina era praticada apenas por um pequeno grupo que recebeu excelente educação. Estes homens, chamados pajés, agiam como intermediários entre o mundo físico e o mundo espiritual. Sabe-se que as feriadas maias eram suturadas com fio de cabelo humano.
Sacrifício de sangue
É um fato bastante conhecido que os maias praticavam o sacrifício humano, seja por motivos religiosos ou médicos, mas o que a maioria das pessoas não sabem é que muitos maias ainda praticam o sacrifício, a boa notícia é que o sangue de galinha substituiu o sangue humano. Os maias contemporâneos mantém muitas das tradições de seus antepassados, elementos da oração, ofertas, sacrifícios de sangue, queima de incenso, dança, festas.
Analgésicos
Os maias usavam analgésicos, a civilização usava regularmente drogas alucinógenas em seus rituais religiosos, mas eles também usavam no dia-a-dia como analgésicos.
Jogo de