Eleições e Cidadania
Araruama
2012
Sumario
1- Introdução...............................................
2- Primeiro capitulo.....................................
3- Cargos eletivos e suas contribuições.......
4- Diretas já.................................................
5- Compra de votos.....................................
6- Ficha limpa.............................................
7- Conclusão ...............................................
8- Bibliografia..............................................
Introdução
Brasil um país de todos. Mas nem sempre foi assim.
No início das eleições Somente os homens livres com o poder aquisitivo mínimos podiam exercer este direito. Mais adiante com o golpe militar o povo deixou de exercer este ato de cidadania, que é o direito de escolher seu governante. Até que o povo reivindicou através de manifestações, como as diretas já, conseguindo êxito e conquistando o direito ao voto direto e secreto que exercemos nos dias de hoje.
Cargos eletivos e suas contribuições
A primeira eleição no Brasil, datada de 22 de agosto de 1532, elegeu e instalou a 1ª Câmara de Vereadores em território brasileiro, onde os eleitos tinham a atribuição de representar os brasileiros nas decisões da Corte Portuguesa.
Com o crescimento econômico brasileiro e cedendo as pressões do povo em 1821, realizou-se eleição para escolha de deputados com a atribuição de representação brasileira nas cortes de Lisboa.
Com o fim da Monarquia e a instauração da República, em 1891 fora realizada a primeira eleição republicana para escolher o primeiro Presidente da República do Brasil, que elegeu Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, que tinha àquela época as atribuições de consolidar o novo regime, institucionalizá-lo aprovando uma Constituição e fazer reformas administrativas necessárias ao