Eleição na mata
Eleição na mata
Ensine seus alunos a construírem gráficos de forma prática
.
1
Objetivos:
★ Desenvolver procedimentos de coleta, organização e comunicação de dados e informações;
★ Demonstrar o que já sabem sobre números.
2
A proveitando que breve o Brasil passará por eleições, que tal trabalhar essa temática com seus alunos e, ao mesmo tempo, aproveitar para desenvolver alguns conceitos importantes, como a linguagem de uma tabela ou de um gráfico?
Parece ser algo complicado de se trabalhar com crianças nas séries inicias, mas a sugestão faz com que esse aprendizado se torne divertido e concreto para uma turminha de 1º ano. Veja como colocar em prática:
3
1. Leia o texto abaixo para os seus alunos e inicie uma conversa sobre ele com a turma.
A eleição na mata
Era uma vez uma floresta! Não uma floresta qualquer, mas uma grande floresta, com árvores altíssimas e tantos tipos de plantas que nem os cientistas muito estudiosos conheciam. Havia um rio cheio de pedras que formavam cachoeiras enormes de onde o pôr do sol parecia um quadro pintado por um pintor daqueles bem famosos, de nome bem complicado. O sol descia devagarzinho entre as montanhas que ficavam lá, para o lado de lá do rio, enquanto os bichos pareciam fazer silêncio para observar. Ah!... os bichos... nessa floresta, viviam muitos bichos em paz!
Um dia, eles resolveram fazer uma eleição para eleger o rei da mata. Os pássaros voaram para todos os lados para espalhar a novidade. Os jacarés se arrastavam desajeitados para a beira do rio querendo conhecer os candidatos. Os leões, os hipopótamos e os rinocerontes fizeram vários comícios para convencer os bichos a votarem neles. A macacada agitada de galho em galho, às vezes batia palmas para um ou outro candidato. Os coelhos pulavam de lá para cá e de cá para lá, muito alegres, porque foram escolhidos para serem os fiscais.
4
No dia da eleição, os sapos, os patos e as araras fizeram a