Métodos para uma Pesquisa Socioambiental
-Pesquisa Ação: É um tipo de pesquisa muito flexível, onde os pesquisadores e os participantes trabalham juntos, empenhados em função de um determinado resultado.
-Participante: Ocorre através do contato entre o pesquisador e o objeto estudado, obtendo informações sobre os fatos em seus próprios conceitos.
-Experimentos: Procura relações entre fatos, através da identificação e manipulação das variáveis, que determinam a relação da estímulo/resposta proposta na hipótese de trabalho.
-Bibliográfico: É aquela que tem como fonte de pesquisa material escrito, gravado, mecânico ou eletronicamente; tem como exemplo os livros.
-Documental: Não tem como objetivo produzir ou reproduzir os fenômenos estudados; a coleta de dados é feita em campo, onde ocorrem espontaneamente os fenômenos.
-Ex Post Facto: Tem como significado literalmente ‘’a partir de depois do fato’’ e trata-se de uma pesquisa experimentalmente onde, após o fato ou fenômeno ter ocorrido, tenta-se explica-lo ou entende- lo.
-Levantamento: Considera-se uma pesquisa de opinião, motivação etc. É aquela que busca informação diretamente com um grupo de interesse a respeito dos dados que se deseja obter, utilizando questionários, formulários ou entrevistas; os dados são tabulados e analisados estatisticamente.
-Survey: São pesquisas de opinião pública que utilizam coleta de dados através de entrevistas aplicadas a uma amostra selecionada da população em estudo, em observância a um protocolo metodológico científico.
-Estudo de Caso: É quando se deseja estudar com profundidade os diversos aspectos característicos de um determinado objeto de pesquisa restrito.
-Etnográfico: São uma técnica que consiste no estudo de um objeto por vivência direta da realidade onde esse se insere; tem como exemplo um estudo que mostra que o trabalho das pessoas é, normalmente, mais rico e complexo do que o descrito pelas definições dos processos e pelos modelos dos sistemas.