Eleição do povo de Israel
Devido a maldade do homem se multiplicar sobre a terra, Deus decide acabar sua criação, exterminando tudo que tinha fôlego de vida, tanto homens como animais. Porém, de toda raça humana existente na época, havia um homem que servia a Deus, Noé que era descendente de Sete, terceiro filho de Adão.
De Noé descendeu Sem, seu primogênito, a quem Noé abençoou dizendo que reinaria sobre seus irmãos.
De Sem, oito gerações depois, descende Abrão, homem este que Deus promete aos setenta e cinco anos de vida, fazer dele Pai de multidões.
Depois de Deus ter mandado Abrão da sua terra e de sua parentela, Deus lhe faz três promessas:
1º- Faria dele uma grande nação;
2°- O abençoaria;
3º- Através dele abençoaria toda as famílias da terra.
DEUS CHAMA A ABRAÃO
A chamada de Abrão, onde posteriormente o Senhor Deus mudou o seu nome para Abraão, conforme Gênesis 12, da início a um novo capítulo na revelação do AT sobre o propósito divino de redimir e salvar a raça humana. A intenção de Deus qera que houvesse um homem que o conhecesse e o servisse e guardasse os seus caminhos. Dessa forma surgiria uma nação escolhida, de pessoas que se separassem das praticas ímpias doutras nações, para fazerem a vontade de Deus.
Abraão é citado no livro de Genesis como sendo a nona geração de Sem, o qual foi um dos filhos do patriarca Noé que tinha sobrevivido às águas do dilúvio.
Segundo a Bíblia, a mais provável procedência de Abraão seria a cidade de Ur dos caldeus, onde seus irmãos também teriam nascido. O final do capítulo 11 do primeiro livro da Genesis, ao descrever a genealogia do patriarca hebreu, mencionando o nome anterior de Abraão:
Segundo a Bíblia, no capítulo 12 do livro de Gênesis, Abrão recebeu uma promessa divina para