A Soberana de Deus em Rm 9 a 11
Apresentação ........................... 02
Introdução ........................... 03
A Soberania de Deus ........................... 05
A Soberania de Deus na Salvação ........................... 07
A Soberania de Deus e a Incredulidade de Israel ........... 09
A Soberania de Deus e a Salvação de Israel ........................ 11
Conclusão .......................... 13
Bibliografia .......................... 14
APRESENTAÇÃO
“Desde toda a eternidade, Deus, pelo muito sábio e santo conselho da sua própria vontade, ordenou livre e inalteravelmente tudo quanto acontece...”
Confissão de Fé de Westminster, Cap III,1
Nestes dias de arrogância e ostentação humana, de grande orgulho intelectual, do avanço da tecnologia e dos processos de informação e do enorme avanço da ciência, tendo como exemplo maior a clonagem não só de animais, mas também de seres humanos, fica claro que o homem tem menosprezado a Deus. Na verdade sentem-se como o próprio. O homem criado deseja imitar o Criador.
Falar sobre Soberania de Deus, em muitos lugares, é assunto desconhecido. Muitas vezes, até mesmo no meio das igrejas. Quase não se vê pregações acerca deste tema, talvez por ser algo desacreditado, ou pequeno diante dos grandes homens.
Este trabalho procura apresentar a soberania de Deus e sua relação com os Capítulos 9, 10 e 11 da Epístola de Paulo aos Romanos, iniciando por uma breve introdução sobre a soberania na sua generalidade até chegar à especificidade do tema do trabalho.
INTRODUÇÃO
Epístola de Paulo aos Romanos – Breve Introdução Como não é o intuito aqui um aprofundado comentário sobre a epístola, seque uma breve apresentação geral da carta que “verdadeiramente é a mais importante peça do Novo Testamento. O evangelho mais puro”1
Sem dúvida, o assunto principal de toda a Epístola é a justificação pela fé. É a partir daqui que Paulo irá desenvolver toda a sua