Electrofiltro
Equipamentos para o transporte de fluidos
Realizado por:
Ana Campos, nº 4
Ana Santos, nº5
Vanessa Silva, nº 23
1ºTAL
Disciplina: Tecnologia Química
Professor: Sara Cabral
Ano Letivo: 2011/2012
Índice
Introdução 1
Tubagens 2
Acessórios 3
Válvulas 4
Bombas 7
Ventiladores 13
Compressores 13
Conclusão 14
Bibliografia e sitegrafia 15
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre equipamentos de transporte de fluidos, tais como tubagens e os acessórios para as mesmas e os vários tipos de bombas, ventiladores e compressores existentes.
Tubagens
O fluído é transferido de uma parte do processo para outra através de tubulações. Para os problemas de escoamento na engenharia química aconselha o uso de dutos fechados em lugar de canais abertos.
Os tubos podem ser fabricados a partir de qualquer material de construção existente, de acordo com as propriedades corrosivas do fluido que vai ser transferido e da pressão exercida no escoamento.
Usam-se frequentemente na construção, materiais como o vidro, o cimento, o amianto, o aço, os plásticos, as madeiras, etc. Os mais comuns na indústria de processos são o ferro, o aço, o cobre e o latão ou bronze.
Os tubos podem ser de diversos diâmetros e com várias espessuras. Para identificar os tamanhos dos tubos foi estabelecido pelo American National Standards Institute (ANSI), que o tamanho dos tubos e dos acessórios é caracterizado pelo diâmetro nominal e pela espessura da parede. No entanto, os tubos com o mesmo diâmetro nominal têm o mesmo diâmetro externo.
Acessórios
Acessório é uma peça que efetua um dos seguintes serviços:
1. Ligar duas secções de tubos – Luvas ou Uniões
[pic] [pic]
Figura 1- Luva
2. Modificar a direção da linha de tubos – Joelho ou Tês
[pic] [pic]
Figura 3 - Joelho de 90º
3. Modificar o diâmetro de