Trabalho em grupo mestrado 2
Escola de Ciências Sociais
Mestrado em Ciências da Educação
Especialização: Administração e Gestão Educacional
Disciplina: Avaliação de Organizações Escolares
Tema: A avaliação da Repartição Municipal da Educação da Ingombota
1 – Introdução
O decreto nº7/08, de 23 de Abril aprova o novo sistema de avaliação do desempenho docente da carreira não universitária, no contexto da gestão dos Recursos Humanos do Ministério da Educação. Os clássicos da gestão de pessoas, como Idalberto Chiavenato, “Considera que a gestão de pessoas é indissociável das instituições em que trabalham… a relação dialéctica entre o trabalho, o trabalhador e a Instituição é inseparável. Jamais existiram as instituições sem pessoas que lhe dão vida, dinâmica, impulso, criatividade e racionalidade. De facto trata-se de uma relação de mútua dependência na qual há benefícios recíprocos. (I. Chiavenato, Gestão de pessoas, Editora Campus p. 4 e 5).
As instituições escolares funcionam no contexto marcado pela exigência de qualidade dos serviços em respeito aos compromissos do milénio e do programa do executivo nacional. Porém, a actividade docente, a liderança e gestão escolar bem como a disciplina profissional da maioria dos técnicos do sector não aponta para o alcance pleno dos propósitos a que o sector é chamado a materializar, não houver cuidado especial.
2 - Caracterização da Repartição
A Repartição Municipal da Educação da Ingombota é um Órgão intermédia entre a Direcção Provincial de Educação de Luanda e as diversas direcções das escolas do Município da Ingombota. A mesma compreende cinco Áreas: Recursos Humanos Finanças, Ensino Geral, Secretaria e Segurança e Auto Protecção, todas elas sob orientação do chefe de Repartição coadjuvado pelos respectivos responsáveis de Áreas.
Das várias atribuições e competências suas, estão as de apoio administrativo, pedagógica e de logística a 22 escolas primárias, 6 escolas do I ciclo e a 6 escolas do II