Elasticidade
Renascimento, período da história europeia, caracterizado por um renovado interesse pelo passado greco-romano clássico, começou na Itália, no século XIV, e difundiu-se por toda a Europa, durante os séculos XV e XVI. O termo “Renascimento” foi empregado pela primeira vez em 1855, pelo historiador francês Jules Michelet, para referir-se ao “descobrimento do Mundo e do homem” no século XVI. Já o historiador suíço Jakob Burckhardt ampliou este conceito em sua obra A civilização do renascimento italiano (1860), definindo essa época como o renascimento da humanidade e da consciência moderna, após um longo período de decadência.
O Renascimento trouxe a ideia renascentista do humanismo, rompendo culturalmente com a tradição medieval. Redescobriram-se os Diálogos de Platão, os textos históricos de Heródoto e Tucídides e as obras dos dramaturgos e poetas gregos. O estudo da literatura antiga, da história e da filosofia moral tinha por objetivo criar seres humanos livres e civilizados, pessoas de requinte e julgamento, cidadãos, mais que apenas sacerdotes e monges.
Os ideais renascentistas foram aplicados nas artes (Leonardo da Vinci e Michelangelo-séc. XVI); na medicina e anatomia; astronomia (Nicolau Copérnico) e na geografia, graças aos conhecimentos empíricos adquiridos através das explorações e dos descobrimentos de novos continentes.
Já no campo da tecnologia, houve a invenção da imprensa, no século XV, revolucionando a difusão dos conhecimentos e no campo do direito, procurou-se substituir o abstrato método dialético dos juristas medievais por uma interpretação filológica e histórica das fontes do direito romano. Os renascentistas afirmaram que a missão central do governante era manter a segurança e a paz.
NOMES IMPORTANTES DA ÉPOCA DO RENASCIMENTO
GALILEU GALILEI (1564 – 1642) - um dos maiores astrônomos da história. Grande Físico, Matemático e Astrônomo, foi um dos principais representantes do Renascimento