Elaboração de Betão em Laboratório-Determinação de Resistencia a Compressão
Materiais de Construção 2º ano
Elaboração de Betão em Laboratório
Determinação da sua Resistência á Compressão
G5
Índice
Introdução
No âmbito da disciplina de Materiais de Construção, foi-nos proposta a elaboração de betão em laboratório, com o objectivo de estudar a determinação da sua resistência á compressão e a composição de um betão segundo a norma EN NP 206-1:2007. O betão sugerido será supostamente aplicado numa determinada zona do país, zona essa, que certamente terá as suas características específicas, que devem ser tomadas em consideração.
Introdução Teórica
A localidade que nos foi proposta foi Guimarães, em que o betão será aplicado numa habitação, nas lajes maciças, vigas e pilares.
O que é o Betão?
O betão é o material mais utilizado na construção civil, é composto por uma mistura de cimento (ligante), com areia, brita ou godos (agregados) e água.
Sua resistência e durabilidade dependem da proporção entre os materiais que o constituem. A mistura entre os materiais constituintes é chamada de dosagem ou traço.
Os agregados que constituem o “esqueleto” do betão devem ter forma e dimensão de tal maneira que os vazios entre eles estejam preenchidos, o mais possível, pela pasta do cimento (cimento+água).
A granulometria dos agregados a usar deve ser cuidadosamente estudada e adequada a cada situação, assim como as suas propriedades químicas em relação ao ligante, de modo a obter um betão compacto, resistente, fácil de trabalhar e com menor volume de vazios possível.
A escolha de um bom betão reside num compromisso entre a sua resistência mecânica e a sua trabalhabilidade.
O que é a trabalhabilidade?
A trabalhabilidade define-se como sendo a maior ou a menor dificuldade com que um betão é transportado, colocado e adensado e a maior ou menor dificuldade com que se desagrega durante estas operações.
Antes de