Construção civil
2010/2011
Construção Civil História e Contexto de Vida
Vou tentar inserir neste trabalho toda a minha pesquisa que fiz ao longo do tempo na Internet e nas anotações que nos foram dadas na aula, ao mesmo tempo que tento juntar a experiencia de vida que é o mais difícil.
Ninita Coelho
Construção Civil
Vou falar acerca do prédio da minha mãe que se localiza em Gondomar. Comprámos lá um apartamento T2. A escritura e mudança para a casa nova foi feita em Julho de 1999 e nunca nesse momento pensámos que ao invés da realização de um sonho iria ser o inicio de um pesadelo.
Tudo correu bem no primeiro Verão que passámos lá. A única coisa que estava muito mal feita era a ligação eléctrica que estava ligada a uma barraca na entrada do prédio e que estava sempre a ir abaixo. Como não tínhamos a luz já em condições, também não tínhamos elevador o que fazia com que, quando a luz ia abaixo (o que acontecia normalmente de 10 em 10m) eu tinha que descer do 3º andar, entrar na casota e ligar o interruptor. Toda a gente tinha medo porque no Inverno com a chuva e o vento a casota abanava por todos os lados e chegava a sair faíscas quando ligávamos por isso ficava toda a gente á espera que outra pessoa fosse lá o que fazia que por vezes estivéssemos sem luz mais de 1h.
Mal vieram as primeiras chuvas, nunca pensámos que começaria a aparecer humidade numa casa completamente nova. As rachadelas nas paredes sabíamos que era normal pois o prédio ia ceder, agora manchas negras a começar a alastrar nas paredes e nos tectos, os tacos a levantar, e uma humidade dentro de casa que até se via no ar não era normal. Dentro do que tenho conhecimento agora, penso que o problema do prédio começou quando as sapatas foram mal assentadas pois nas primeiras chuvas o prédio cedeu um pouco fazendo com que o peso do prédio ficasse todo no lado da minha casa. Penso que o solo daquela zona seja Argiloso.