Elaborar Curriculo
Vamos começar pelo significado do termo currículo: ‘aportuguesamento’ da expressão latina Curriculum Vitae, que significa ‘curso da vida’. Conjunto das indicações relativas ao estado civil, estudos, aptidões profissionais e atividades anteriores de uma pessoa. Hoje em dia, já não se usa mais colocar o título Curriculum Vitae ou Currículo no alto da página. Pode-se começar pelo nome completo da pessoa, em negrito. Informe idade (não coloque data de nascimento, pois, assim, o selecionador terá que fazer contas para saber quantos anos você tem) e estado civil. Algumas empresas têm solicitado informações sobre se o candidato é fumante ou não. Nesse caso, este é o espaço adequado para fornecer este dado.
Em seguida, escreva seu endereço completo, com todos os complementos, coloque também os números de telefones para contato e e-mail, se tiver. Também já não usa mais informar número de documentos como CIC, RG e outros. Deixe isto para quando estiver efetivado na vaga.
Na verdade, o currículo tem que cumprir o papel de comunicar, de forma rápida e objetiva, informações que sejam realmente relevantes para a decisão do selecionador de chamar ou não o candidato para as próximas etapas da seleção.
O próximo passo é informar o seu objetivo profissional, o cargo a que você está se candidatando ou, ainda, suas áreas de interesse. Quando estiver enviando um currículo em resposta a alguma vaga, é aconselhável que você preencha esse campo exatamente como está no anúncio.
Crie um espaço para informar suas qualificações profissionais, uma espécie de síntese de seus conhecimentos, habilidades e atitudes no campo de trabalho. É aqui que você levanta as expectativas em relação ao que será informado a seguir. Lembre-se de relatar alguns resultados que conquistou nos últimos tempos.
No campo da