Como elaborar um curriculo
Recursos Humanos
VIII EXPO RH :
Pesquisa sobre : “COMO ELABORAR E ENVIAR UM CURRÍCULO”
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
UNINOVE
SÃO PAULO
2012
COMO ELABORAR E ENVIAR UM CURRÍCULO
Ele é a porta de entrada para uma nova rotina de vida. Não há vaga de emprego que não passe por um currículo. Por isso, quanto mais bem feito o seu resumo profissional, maiores as chances se recolocar (ou de começar) no mercado de trabalho.
Os principais erros dos currículos que analisam estão relacionados ao excesso: de experiências narradas, de inovação gráfica, de números de documentos.
Não adianta entregar calhamaços, cheios de "perfumaria", mas carentes de dados objetivos e, pior, com erros de português. Uma ou duas páginas (para os mais experientes) é suficiente.
"Além de um documento bem escrito, é preciso garantir a apresentação com informações concisas e fáceis de serem analisadas".
PRINCIPAIS ERROS
• Não faça um currículo com mais de duas páginas • Não coloque foto, a não ser que a vaga peça • Nos dados pessoais, documentos não são necessários • Indique somente as últimas experiências profissionais • Não descreva sua personalidade • Ao enviar por e-mail, seja sucinto na apresentação
Foco nos resultados
Ao listar as experiências profissionais, concentre-se nas últimas três ou quatro empresas ou nos últimos dez anos de trabalho. Se for uma organização desconhecida, diga em uma linha o tipo de empresa e o tamanho. É preciso ainda indicar seu cargo e quais foram suas principais responsabilidades e seus resultados.
Elencar qualidades, como "analítico", "líder", "organizado", não é necessário. "Elas serão analisadas sempre em uma entrevista pessoal, por meio de uma ligação telefônica, ou até mesmo, dependendo da instituição, pela aplicação de testes técnicos e psicológicos", em vez disso, prefira descrever a área desejada no campo "Objetivo".