Como elaborar um curriculo
Currículo, ele é a sua chave de apresentação…
O currículo é uma importante ferramenta para a conquista de um espaço no mercado de trabalho. É a porta de entrada para o início do processo seletivo, e é ele que irá despertar o interesse e a curiosidade do examinador em conhecer pessoalmente o candidato.
É a sua propaganda, um documento que relata a evolução da sua carreira profissional e, portanto, você deve tomar muito cuidado na hora de elaborá-lo. Procure destacar suas habilidades e realizações, de tal forma que soem como um clarim anunciando quem você é de maneira elegante e agradável. O documento deve conter informações sobre a sua vida pessoal, ao seu preparo profissional e às atividades realizadas anteriormente.
Normalmente, o currículo chega ao seu potencial empregador antes de você. Dessa forma, quanto melhor a impressão que causar a seu respeito, mais oportunidades poderá propiciar.
Para que serve e qual a importância do currículo?
À partida, pensa-se que um currículo serve apenas para apresentar ou reforçar uma candidatura a um posto de trabalho, mas não é apenas isso. Existem funções específicas que um currículo deve desempenhar e que é útil ter em conta na fase da elaboração.
• Interessar o selecionador em conhecer o candidato - um currículo deve dar uma imagem real do candidato, e deve incluir certas informações que despertem a curiosidade do selecionador em relação às suas realizações ou capacidades - é a inclusão de pequenos pormenores que aparentemente poderiam ser considerados insignificantes como a liderança ou participação em qualquer atividade extraprofissional que distingue os currículos e os candidatos;
• Dar uma imagem da pessoa pretendida - cada emprego necessita de uma pessoa com características específicas, uma motivação, conhecimentos adequados e únicos - a função de um currículo também passa por indicar esses aspectos e adequá-los às exigências de cada empregador, o que pressupõe um conhecimento