El valor de roncar
Verifica-se, pois, que tal método de escrita é sustentado pelo princípio de que Morábito não utiliza de argúcia para fazer com que seu interlocutor, o leitor, sinta-se tocado pelo texto que lê. Em face disso, nota-se que, embora “El valor de roncar” seja um conto clássico, trata-se de uma narrativa simples em que não há um acontecimento fantástico que surpreenda o leitor e as situações são explicáveis pela racionalidade; todavia, a surpresa da história se desenvolve a partir de um conflito entre a personagem protagonista, Gloria, e seus desejos, suas angústias e suas suspeitas.
A ameaça de que algo de pior possa acontecer ou algum acontecimento inesperado que revele surpresa está presente ao longo de toda a narrativa, e de fato, nem a protagonista nem o leitor sabem o que acontecerá. A princípio, a personagem sai de sua casa para poder escrever tranquilamente, contudo, no hotel os seus planos mudam. As expectativas de Gloria nunca são concluídas, como quando esta vai ao bar do hotel e cria uma série de pensamentos sobre a ideia que as pessoas poderiam fazer dela:
“Cuando terminó la pieza, las parejas aplaudieron con discreción. Ella no. Sintió que el hecho de estar sola la dispensaba de aplaudir. (…) Luego pensó que había hecho mal en no aplaudir, pues los demás podrían pensar que no lo había hecho porque era pareja del tipo de la guitarra (…). Cuando una hora después