Teste
Com o passar dos anos várias tecnologias se fizeram possíveis e muitas dessas sequer tornaram-se conhecidas, pois o desenvolvimento tecnológico se deu de forma extremamente exacerbada. Assim, as redes Ad Hoc não se diferem das demais, e a pesar do termo parecer bem atual há um equívoco, pois esse tipo de rede já existe desde o começo da década de 70. As redes ad hoc são redes sem fio que dispensam o uso de um ponto de acesso comum aos computadores conectados a elas, de modo que todos os dispositivos da rede funcionem como se fossem um roteador, encaminhando em comunidade informações que veem de dispositivos vizinhos. Palavras-chaves: sem fio, ponto de acesso, roteador e dispositivos.
1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
É grande o crescimento das redes sem-fio. Nos últimos anos mostrou-se um vasto desenvolvimento de tecnologias de redes wireless as chamadas (WLAN) tais como Bluetooth, WiMAX, equipamentos baseados na norma IEEE 802.11 (Wi-Fi) e novas tecnologias ainda estão chegando. Muitas pessoas carregam consigo dispositivos portáteis tais como notebooks, telefones celulares, PDA’s e mp3Players, para uso profissional e pessoal.
Todos estes equipamentos oferecem uma forma mais amigável e simples nas suas respectivas instalações o que se torna uma solução atraente aos usuários que se veem livres de problemas relacionados ao cabeamento de rede. Contudo, como a maioria desses dispositivos são de fabricantes distintos os mesmo não possibilitam que conversem entre si.
O propósito deste artigo é trazer informações relevantes acerca de redes sem fio, mais direcionado às redes ad hoc, sua definição, funcionamento, topologia, segurança, protocolos e tutorial de configurar uma rede ad hoc.
A rede Ad Hoc ou também conhecida como MANET (Mobile Ad hoc Network), tem como principal característica a troca direta de informações entre dispositivos.Ao contrário do que ocorre em redes convencionais, não há pontos de acesso, ou seja, não