EJA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROF.: JANE PAIVA
ALUNA: MÁRCIA ALCÂNTARA
Este trabalho tem como principal objetivo redigir um relatório sobre os sites pedagógicos trabalhados em sala. Com o intuito de especificar, esclarecer, sistematizar e informar, os sites pedagógicos são de muita importância para quem os procura.
I. Ministério da Educação e Cultura
O primeiro site pesquisado é o de maior acesso, o do Ministério da Educação e Cultura (www.portal.mec.gov.br), que tem como objetivo regulamentar e executar as diretrizes da educação básica e superior do país.
Dentre muitos programas encontrados no site do MEC, destaco:
SISU: Sistema informatizado desenvolvido e gerenciado pelo MEC para selecionar candidatos às vagas das instituições públicas de Ensino Superior que utilizam o ENEM como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita pelo sistema com base na nota obtida pelo candidato no ENEM e a nota de corte do curso escolhido.
PROUNI: Disponibiliza bolsas integrais ou parciais (50% da mensalidade) a estudantes brasileiros de baixa renda, em instituições particulares de educação superior, que ofereçam cursos de graduação e seqüenciais de formação específica. O número de estudantes beneficiados pelo programa já passa de 1,2 milhão.
FIES: Programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.
CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: Foi lançado em 2011 e já concedeu mais de 54 mil bolsas para estudantes brasileiros em cerca de 40 países. A seleção é realizada por meio de chamada pública.
SISUTEC: Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é destinado a jovens e trabalhadores que concluíram o ensino médio e buscam oportunidades de qualificação.
É na educação profissional e