EJA MOTIVAÇÃO
Para definir a motivação, buscamos a origem da palavra: motivo- do latim movere que deu origem a palavra motivo: " Assim geneticamente. A motivação ou motivo é aquilo que move uma pessoa ou a que a põe em ação, ou faz mudar o curso"(bzuneck, 2004 p.9).
Fica evidente que motivar a ação significa desperta-la, mantê-la e dirigi-la. A motivação é, portanto, a estimulação que leva o indivíduo a agir, e na escola a estimulação que conduz o aluno a se interessar pela aprendizagem.
A motivação estimula a atenção e ajuda na concentração nas atividades, ela impulsiona o indivíduo a uma ação. Ao sentir-se estimulado, o sujeito sente vontade de fazer algo e através dos seus esforços, ir em busca dos objetivos propostos.
"toda mobilização cognitiva que a aprendizagem requer, deve nascer de um interesse, de uma necessidade de saber, de um querer alcançar determinadas metas"(Tapia;FTA 1999 pag 68).
O que motiva jovens e adultos a procurar o EJA?
Adquirir habilidades para o mercado de trabalho, aumentar sua criatividade, ampliar seu bem estar mental, evitar discriminação em razão da falta de um diploma para conseguir um emprego melhor, ajudar seus filhos e irmãos mais novos nos estudos, enfim muitos jovens e adultos procuram o EJA porque precisam se sentir útil, capazes de se interagir com os demais, seja no ambiente de trabalho ou em seus círculos de amizade.
Cabe aos professores e demais profissionais ligados ao EJA criar e desenvolver atividades escolares diárias que possam criar impulsos motivacionais para que estes jovens e adultos continuem a frequentar as aulas, e os tornem mais participativos e interessados em aprender cada vez mais, adquirindo assim o tão esperado diploma.
FONTES:
http://www.cefetsp.br/edu/eja/monografiasandra.pdf