Saneamento
COTEMINAS S.A
José Ailton Nunes da Silva
Orientador (a): Profª Janaina Meneses
JOÃO PASSOA-PB
ABRIL 2014
1. INFORMAÇÕES GERAIS
1.1 Local da visita A visita realizou-se na unidade da COTEMINAS situada á BR 101 - KM 3,5 - Distrito Industrial de João Pessoa – PB, no período da manhã entre 08:00hs e 12:00hs do dia 26 de Abril de 2014.
1.2 Objetivos da Visita Objetivou-se conhecer o processo fabril e o tratamento dado aos resíduos produzidos pelo mesmo, em virtude da necessidade de uso de grandes quantidades de produtos que geram contaminação quando descartados de forma incorreta nos afluentes, ex: solventes, corantes e águas residuais oriundas de todo processo, conhecemos também o tratamento destinado a água que é capitada de poços artesianos que são em numero de 06 unidades, pois o empreendimento não utiliza água da concessionária ( CAGEPA).
2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Iniciamos a visita pela área de fiação, local onde ocorre a transferência dos fios na sua forma crua e bruta para bobinas metálicas já que chegam a fabrica em bobinas plásticas e não suportariam a variação de calor dos processos seguintes. A goma (fécula de mandioca) é utilizada para dar maior resistência ao fio que em seguida passa pelo setor de tingimento e são direcionados para os Teares (aparelho mecânico ou eletromecânico empregado para fins de tecelagem), a unidade visitada produz em media 1.200 toneladas/mês. Todo esse processo produz em média 200m³/h de resíduos passiveis de tratamento. A ETE dessa unidade tem capacidade de tratar 340m³/h, fator que traz segurança para o processo fabril da unidade e que ainda assim continua o projeto de ampliação e modernização do tratamento dos resíduos.
3. AVALIAÇÃO TÉCNICA Diante do que foi visto a empresa otimiza seu processo fabril com a mecanização e trata os seus resíduos atendendo as normas estabelecidas