Eja-inclusão social e resgate da cidadania
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Graduação à distância
TÍTULO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA
ALUNO(a): Maria
TEMA: EJA-Inclusão Social e Resgate da Cidadania
OBJETIVO:
Explorar com clareza e simplicidade o tema sugerido e escolhido, ressaltando sua dinâmica e trabalho de acordo orientação do material de pesquisa. Expor claramente sobre as abordagens feitas através de pesquisa e análise de questões sobre a EJA no Brasil.
JUSTIFICATIVA:
Todas as questões citadas como temas são importantes para a formação de todo cidadão.Verificando as informações atesto que ao longo deste trabalho permaneci na dúvida de que tema escolher, por serem tantos assuntos um ligado ao outro, sendo assim como ponto de partida me justifico baseando-me na Lei que afirma o direito de todos à educação. Art. 205 - A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (BRASIL-1988)
INTRODUÇÃO:
Inicio meu pensamento partindo do ponto de vista mais comum relacionado à educação: “Educação direito de todos.” Seria bom se fosse verdadeira esta frase. A EJA- Educação de Jovens e adultos vem acontecendo no Brasil há muitos anos. Ao fim do século XX foi solicitado pelo CNE um parecer sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para EJA, então elaborados pelo professor Carlos Alberto Cury foi apresentado o parecer que se tornou importante documento, dentre muitos assuntos relacionados também continha: Histórico sobre a educação de adultos no Brasil e apresentação de bases legais da EJA, que segundo ele são três: “Reparadora”, “Equalizadora” e “Qualificadora” (Brasil, 2000). Após anos, no governo do então Presidente Lula, criou-se um programa de alfabetização com nome “Brasil Alfabetizado”, com objetivo de erradicação do analfabetismo. Posso comparar que esse foi apenas mais um programa