EJA Filosofia
Filosofia
Aluno :
2015
Sumário Introdução 02
1 – O Império Romano 03
2 – A Reforma Religiosa Protestante 08
3 – A Primeira Guerra Mundial 14
Conclusão 19
Referências 20
Introdução
Através da leitura de textos, livros e revisão bibliográfica, realizei trabalho para a disciplina de filosofia. Visando ampliar conhecimentos e abrir a mente para novos horizontes.
O trabalho a seguir foi realizado com foco nos seguintes temas: A filosofia Helenística com foco maior, nos principais doutrinas e movimentos filosóficos deste período, sendo eles, O Ceticismo, O Estoicismo, O Cinismo e O Epicurismo.
No tema sobre o iluminismo apresentei detalhes sobre este período tão importante que livrou o mundo das trevas. Apresento de forma mais
1 A filosofia Helenística.
O período Helenístico ,foi uma fase entre o domínio da cultura grega e a ascensão do império romano. As ideias dos filósofos gregos se disseminaram por toda região conquistada por Alexandre Magno, rei da Macedônia.Que com seu poder bélico incorporou o universo grego, o Egito, a Pérsia e parte do território oriental Incluindo a Índia. Esta era tem a duração de pelo menos trezentos anos, encontrando seu fim em 30 a.C., com a invasão do Egito pelos romanos.
O período helenístico é caracterizada principalmente por uma ascensão da ciência e do conhecimento. A cultura essencialmente grega se torna dominante nas três grandes esferas atingidas pelo Helenismo, a Macedônia, a Síria e o Egito. Mais tarde, com a expansão de Roma, cada um desses reinos será absorvido pela nova potência romana, dando espaço ao que historicamente se demarca como o final da Antiguidade. Antes disso, porém, os próprios romanos foram dominados pelos gregos, submetidos ao Helenismo, daí a cultura grega ser depois perpetuada pelo Império Romano.
Na filosofia despontaram quatro correntes filosóficas voltadas para a descoberta da fórmula da felicidade: os