EJA,Educação de jovens e adultos
Introdução
Hoje em dia é indispensável buscar educação não apenas para o mercado de trabalho mas também para o desenvolvimento pessoal, crescimento na sociedade em que vivemos.
Muitas pessoas não conseguiram ou não tiveram a oportunidade de receber a educação. Eis então que surge o EJA: Educação de Jovens e adultos.
Atualmente, o Art. 37º da LDB descreve que “a educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”.
Mas a sociedade ainda enfrenta um grande problema que é a evasão ou mesmo a não aderência aos estudos.
Segundo Balsanelli, (2012) a Falta de interesse nos estudos; pretensão de um emprego para ajudar à família; gravidez precoce (desejada ou não); falta de condições especiais para o deficiente – qualquer que seja sua deficiência; falta, ou pouco, incentivo da família aos estudos; a falta de compreensão da importância dos estudos... São vários os motivos que fazem adolescentes e jovens desistirem ou abandonarem o ensino básico na idade regular. De um modo geral, os alunos da EJA são, normalmente, diretamente relacionados ao chamado "fracasso escolar".
O desafio fundamental é buscar a motivação para esses jovens e adultos, é fazer com que eles sintam vontade de buscar os estudos e levá-los até o final.
É preciso levar em consideração que esses jovens tem suas origens e seus motivos para não estarem ali antes, é preciso ter paciência, não julgar e acima de tudo icentivar.
Objetivo
O objetivo deste trabalho é explorar o EJA, identificando seus principais benefícios e como a sociedade vem enfrentando o grande problema de evasão de alunos. A partir desse estudo apresentar ferramentas, soluções para alcançar a motivação dos jovens e adultos pela busca aos estudos.
Justificativa
Segundo Silva (2013) Quando a educação iniciou no Brasil, somente tiveram direito a ela pessoas de classe privilegiada. Isso fez com