ATPS
Entrevistar um mecânico de automóveis para identificar os processos térmicos presentes no funcionamento do motor a combustão interna, a partir das sugestões de questionamentos apresentadas na bibliografia complementar indicada neste passo:
1. Quais são as partes essenciais de um motor?
Pistão
Um pistão é uma peça cilíndrica de metal que se move para cima e para baixo no interior do cilindro .
Anéis do pistão
Os anéis de pistão proporcionam uma vedação deslizante entre a borda externa do pistão e o bordo interior do cilindro . Os anéis servem a dois propósitos :
Eles impedem que a mistura ar/combustível escape da câmara de combustão vaze para o cárter durante a compressão e a combustão;
Mantêm-se o óleo no cárter, impedindo o vazamento para a área de combustão, onde será queimado e perdido. A maioria dos carros que “queimam óleo” e tem que ter um litro adicionado a cada 3.000 km estão queimando porque o motor é antigo e os anéis de vedação não mais fazem as coisas corretamente.
Biela
A haste que liga o pistão ao eixo. Ele pode rodar em ambas as extremidades de modo que o seu ângulo pode mudar como os movimentos do pistão, rodando o eixo.
Virabrequim
O virabrequim transforma o movimento do pistão para cima e para baixo em movimento circular que faz as rodas do veículo rodarem através do movimento no eixo cardã.
Cárter
O cárter envolve o virabrequim. Ele contém uma certa quantidade de óleo, o qual se acumula no fundo do cárter (cárter de óleo).
2. Qual a diferença entre motor de “4 tempos” e de “2 tempos”?
Os motores dois tempos rotacionam em apenas duas rotações do pistão e que executam a admissão, a explosão e a exaustão enquanto os de 4 tempos precisa rotacionar 4 vezes para executar a mesma operação, razão pela qual os RPM`s das motos de motor 2 tempos são sempre mais altos do que aquelas com motorização de 4 tempos
3. O que é “taxa de compressão”?
É um valor numérico, neste caso uma razão ou proporção, que compreende a