filos
Capítulo 17, páginas 169 e 170.
Linguagem e Pensamento
1- Rousseau disse que: “A palavra distingue os homens e os animais; a linguagemdistingue as nações entre si. Não se sabe de onde é um homem antes que ele tenha falado”. Rousseau considera que a linguagem nasce de uma profunda necessidade de comunicação: “Desde que um homem foireconhecido por outro como um ser sensível, pensante e semelhante a si próprio, o desejo e a necessidade de comunicar-lhe seus sentimentos e pensamentos fizeram-no buscar meios para isto”.
O linguistaHjelmslev afirma: “a linguagem é inseparável do homem, segue-o em todos os seus atos” sendo “o instrumento graças ao qual o homem modela seu pensamento, seus sentimentos, suas emoções, seus esforços,sua vontade, e seus atos, o instrumento graças ao qual ele influencia e é influenciado, a base mais profunda da sociedade humana”.
2 - O mito tem o poder de fazer com que as coisas sejam taiscomo são ditas ou pronunciadas. Os mitos são mais do que uma simples narrativa, são a maneira pela qual, por meio das palavras, os seres humanos organizam a realidade e a interpretam. Por isso erapreciso dominar a linguagem para persuadir com argumentos. Tais histórias eram repassadas de 'boca a boca' forçando, inconscientemente o povo a realizar seus fins por meio da linguagem.
3 - Alinguagem tem um poder encantatório, isto é, uma capacidade para reunir o sagrado e o profano, trazer os deuses e as forças cósmicas para o meio do mundo, ou, como acontece com os místicos em oração, tem opoder de levar os humanos até o interior do sagrado. Eis por que, em quase todas as religiões, existem profetas e oráculos, isto é, pessoas escolhidas pela divindade para transmitir mensagens divinasaos humanos.
4- Tabu é alguma coisa ou pessoa que não pode ser tocada, alguma palavra que não pode ser dita, ou algum gesto que não pode ser feito. As palavras tabus existem nos contextos...